Saiba tudo sobre Slings

O QUE É UM SLING?


O SLING é um carregador de tecido, não estruturado (sem forma) e ergonômico, que permite transportar o bebê junto ao seu corpo durante passeios e tarefas rotineiras, um hábito muito antigo dos povos da Ásia e da África e que tem muitos adeptos na Europa e na América do Norte.

O SLING é prático, pois facilita a sua locomoção. Você pode subir e descer escadas, caminhar por calçadas e terrenos irregulares, ruas estreitas, entrar em lugares apertados, sem bater em ninguém com o carrinho, fazer compras no supermercado... tudo isso com as suas MÃOS LIVRES!
É a maneira mais fácil e natural de integrar seu bebê à sua rotina, pois com o SLING você faz praticamente tudo!

Além do aspecto prático, pois cabe na bolsa (ao contrário dos outros carregadores), o SLING também possui outras vantagens, como o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, permitir a amamentação, e a criação de bebês mais relaxados e tranquilos.

Estudos realizados comprovaram que o uso do Sling  ajuda na redução de cólicas, melhora o sono do bebê, e ajudam a serem bebês mais seguros.
O Sling promove a "Gestação Extra Corpórea": O bebê fica tão aconchegado, junto com a mãe, que faz com que ele se lembre de como era gostoso quando estava dentro da barriga!

Eu e minha Princesa!
A palavra "Sling" no inglês, quer dizer "Tipóia". Existem, basicamente, 5 tipos diferentes: POUCH SLING, RING SLING, WRAP SLING, MEI TAI e PODEGI.

O melhor Baby Sling não existe. Cada carregador tem as suas vantagens ou características específicas, que o torna um modelo mais indicado para uma determinada situação.

Um Sling de Argola (Ring Sling) ou o Pouch Sling (são bem rápidos para vestir e tirar), mas são menos ergonômicos para quem carrega (devido ao apoio unilateral no ombro - principalmente quando o seu bebê estiver maior), e portanto, desconfortáveis para deslocamentos longos. Estes modelos são ótimos para usar em saídas rápidas: ir ao banco, à praia, ...  Já o Wrap Sling e o Mei Tai são muito confortáveis (apoio bilateral nos ombros) para deslocamentos longos, mas gasta-se um pouquinho mais de tempo para vestir.

Em Fevereiro de 2010 a imprensa noticiou sobre um bebê que morreu asfixiado nos Estados Unidos quando estava num "sling"... Pois é... Ele não estava num SLING. Estava num Baby Bag (que é o carregador igual ao da Claudia Leitte)! Depois deste episódio, os carregadores tipo Baby Bag foram submetidos a recall.

Não tenha medo de usar o VERDADEIRO SLING!! Ele é seguro, lindo, prático, confortável e MUITO conveniente! 


TIPOS DE BABY SLINGS:

* POUCH SLING


A palavra Pouch vem do inglês e sua tradução literal é "bolsa" (tipo a do Canguru).
É basicamente um longo anel de tecido, que dobrado ao meio, cria uma espécie de bolsa para o bebê (semelhante à uma rede de dormir). Se usa sobre um ombro e o lado oposto da bacia. Pode ser fabricado com tecidos levemente elásticos.
São de uso muito simples e fácil, pois é possível vesti-lo rapidamente!
O bebê pode ser amamentado quando está no Pouch Sling.
É muito versátil, já que pode ser usado com bebês de todos os tamanhos e também pode ser utilizados de diversas maneiras: na frente, de lado e atrás e com variações na posição do bebê: deitado ou na vertical.

* RING SLING (Sling de Argola)
Um longo pedaço de tecido que passa sobre o ombro e o lado oposto da bacia e se ajusta entre 2 argolas. A possibilidade de ajustar o tamanho permite que pessoas de diferente porte possam utilizá-lo.
Se ajustam facilmente. As posições de uso são as mesmas que no Pouch: de frente, lado e atrás e as mesmas variações na posição do bebê.

MUITO CUIDADO AO COMPRAR UM RING SLING
:

Muita gente fabrica o Sling de Argola, mas não utiliza o tipo de argola correta.

Há somente 2 tipos de argola que se pode usar em Sling: as de alumínio, sem soldas, emendas ou aberturas) ou a de Nylon injetado (utilizado na indústria de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo).

As argolas de Nylon injetado são leves, resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores, porém são bem mais caras. Existem algumas no mercado com mal acabamento, é muito importante certifica-se da qualidade e segurança dessas argolas, pois é muito fácil de confundir com o plástico. É bom ficar atento com a procedência, se tiver dúvida exija o laudo!

Veja imagens de argolas não indicadas para Slings: 
Sling de Argola SEGURO

Argolas que NÃO PODEM/NÃO DEVEM ser usadas em Slings:

ACRÍLICO: material termoplástico rígido, transparentes, extremamente frágeis e quebráveis.
MADEIRA: Encontradas em lojas de cortinas são frágeis e perigosas, pois a madeira acumula bactérias.
FERRO: São resistentes e bonitas, mas por terem solda você nunca vai saber quando ela vai romper; além do mais, são cromadas - produto altamente tóxico! A ferrugem pode manchar as roupas. Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã for atraído, é de ferro!
AÇO INOX COM EMENDAS: resistentes, pesadas e de preço mais acessível. Como são soldadas acontece o mesmo problema que as de ferro. É preciso observar se as emendas são discretas, pois emendas muito grosseiras podem danificar o tecido do sling durante o ajuste e durante os movimentos naturais do uso, na parte em que estão fixas. Este dano pode oferecer riscos.
AÇO INOX SEM EMENDAS ACHATADAS: Bonitas e resistentes, porém elas travam o sling com mais propriedade que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. As argolas achatadas funcionam como fivelas.
ZAMAC: Essas argolas são encontradas em lojas de ferragens para fivelas, acessórios para bolsas, cintos etc. São totalmente impróprias, pois não são resistentes, amassam com facilidade, escurecem e travam o tecido.

* WRAP SLING
A palavra Wrap, no inglês, quer dizer embrulho. O Wrap Sling é um pedaço de tecido bem comprido, entre 3 e 5 metros, que é amarrado ao redor do corpo da pessoa que carrega o bebê. Existem várias maneiras de utilizar o mesmo. A amarração se distribui sobre os dois ombros, formando um bolso para o bebê, parecido com o de uma Mamãe Canguru.

É muito confortável e suporta bebês de todos os tamanhos. Pode ser usado com recém-nascidos até os dois anos ou mais (ou até 22 kg).

O Wrap Sling  é o  campeão no quesito versatilidade, pois possui amarrações diversas, fazendo com que você carregue o bebê na frente, de lado ou nas costas. O bebê pode ser colocado e retirado facilmente.
O Wrap Sling permite a amamentação com bastante privacidade.


O Uso do Wrap se baseia do mesmo princípio do Projeto Mãe Canguru, realizado em várias Maternidades do Brasil com bebês prematuros, pois permite o contato direto com a pele mamãe/bebê e se é adaptado perfeitamente ao corpo, sem exercer pressão. O contato direto do bebê com a mãe estimula seu desenvolvimento.




* MEI TAI
É um carregador muito comum na Ásia, e é a forma mais simples do carregador de dois ombros: é basicamente um retângulo de tecido, com tiras compridas em cada ponta. As duas tiras de baixo são amarradas na cintura da pessoa que está carregando o bebê, e as duas de cima passam por cima dos ombros, que podem ser cruzadas nas costas ou não, e depois, amarradas embaixo do bumbum do bebê ou com as tiras de baixo. Pode ser usado na frente, na anca ou nas costas.


* PODEGI



É o tradicional carregador de bebê coreano, semelhante a um lençol, que possui tiras bem longas, as quais são amarradas em volta do corpo (peito, cintura ou quadril) de quem carrega. Ele pode ser usado a partir o 4º mês de vida do bebê em diante. Pode ser usado na frente ou nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário