Regras de Segurança ao usar o Sling

Dicas extraídas do site Babywearing International:



TIGHT (Bebê bem junto ao seu corpo) - o bebê precisa ficar bem junto ao seu corpo. Isto fará com que tanto ele como você fiquem confortáveis. O tecido do sling deve estar bem justo/apertadinho. Qualquer pedaço de tecido frouxo pode fazer com que o seu bebê escorregue para dentro do sling, dificultando a respiração dele.

IN VIEW AT ALL TIMES (O bebê precisa ser visto a qualquer momento) - você precisa ser capaz de enxergar o seu bebê a qualquer momento somente com o seu olhar. O tecido do Sling não pode cobrir o rosto do bebê quando ele estiver na "posição de berço". O rosto dele precisa estar sempre à mostra, sem que você precise abrir o tecido.


CLOSE ENOUGH TO KISS (à distância de um beijo)- a cabeça do bebê deve estar bem perto do seu queixo, numa distância que você consiga beijá-lo ao fazer um movimento bem curtinho.


KEEP CHIN OFF THE CHEST (mantenha o queixo longe do peito)QUEIXO ENCOSTADO NO PEITO, JAMAIS! – O queixo do bebê não pode estar colado no peito dele, pois essa posição obstrui as vias respiratórias do bebê. Recém-nascidos não têm controle muscular para erguer o pescoço quando com dificuldades respiratórias. Por isso, verifique se a posição do seu bebê no sling e certifique-se que ele está respirando normalmente.



SUPPORTED BACK (coluna do bebê sempre apoiada) - Mantenha as costas do bebê sempre apoiada pelo tecido, mantendo a curvatura natural em "C" da coluna, mas sempre bem justo ao seu corpo.



JAMAIS COZINHE COM SEU BEBÊ NO SLING – Cozinhando com seu bebê no sling, você o expõem ao risco de graves queimaduras, isso porque a altura do bebê no sling é a mesma do fogão. Abrir fornos quentes pode provocar queimaduras pelo vapor, bem como microondas.


REGRAS PARA UM PASSEIO SEGURO:

1) O carregador deve manter o bebê alto, justo (não apertado) contra o seu peito, acima da linha dos seus quadris.

2) VERIFIQUE SE SEU BEBÊ PODE RESPIRAR: Slings ajudam os pais e ter mobilidade com os braços enquanto carregam seus bebê. Mas é importantíssimo sempre estar atento ao seu bebê. As vias aéreas devem estar SEMPRE desobstruídas. O bebê  jamais deve estar com o rosto colado no corpo da pessoa que o está carregando, com o nariz obstruído.

3) NUNCA FAZER EXERCÍCIOS COMO CORRIDAS, SALTOS, OU QUALQUER ATIVIDADE QUE SUBMETA O BEBÊ A MOVIMENTOS BRUSCOS – Esse tipo de movimento pode provocar lesões no pescoço, coluna e cérebro do bebê. 
Nathalia Moura
- Fisioterapeuta Uroginecológica-Obstétrica e Acupunturista -
Professora de Pilates na Clínica Equilibre,
 no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

4) NUNCA USE O SLING EM VEÍCULOS EM MOVIMENTO. Ele não é cinto de segurança! – A única exceção à essa regra são ônibus de transporte coletivo, que acaba sendo mais seguro carregar o bebê junto ao corpo. Mas em carros, motocicletas, bicicletas, o uso do carregador de bebê é totalmente desaconselhado. No carro o bebê/criança deve estar na cadeirinha/bebê conforto.

5) VERIFIQUE SEMPRE SE SEU BEBÊ JÁ TEM CONDIÇÕES DE FICAR EM DETERMINADAS POSIÇÕES – Algumas posições do bebê são desaconselhadas em determinadas idades. Veja a relação da posição/idade em Posições no Sling.

6) CONFIRA SEMPRE SE SEU SLING ESTÁ BEM PRESO – Antes dos passeios, tenha sempre a certeza de que amarrou seu bebê no sling ou ajustou seu sling de forma correta, para evitar problemas durante a sua saída.


7) ATENÇÃO ÀS ROUPAS QUE SEU BEBÊ ESTÁ VESTINDO – Bebês "slingados" ficam com a temperatura do corpo da pessoa que o está carregando. Por isso, cuidado para não agasalhar demais ou de menos seu bebê.

8) CUIDADO COM O QUE COLOCA NO SEU SLING – Não coloque itens pequenos ou perigosos dentro do seu sling, bem como brinquedos ou mantas que possam sufocar seu bebê.

9) CUIDADO COM A CAUDA DO SEU SLING DE ARGOLAS – Seu sling de argolas possui uma cauda que fica pendurada. Cuidado ao subir escadas para não pisar nela e não tropeçar. Segure a cauda do mesmo jeito que seguramos uma saia comprida.

10) CUIDADO COM ESBARRÕES – Cuidado ao andar em locais com muitas pessoas circulando, essas pessoas podem não saber que no tecido que está amarrado ao seu corpo, tem um bebê.



* Atenção Blogueira: Não copie o post! Seja criativa. Caso não consiga, use a ética: cite a fonte! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário