Perguntas/Dúvidas Frequentes

1) "O sling pode ser usado sling em recém nascidos?"

R - Sim! O sling pode e deve ser usado inclusive por prematuros. Ele ajuda no desenvolvimento da respiração, na amamentação, no vínculo com a mãe. Se prematuros não pudessem usar o sling não existiria o Método Mamãe Canguru em UTIs neonatais. Obedecendo às normas de segurança, o sling é absolutamente seguro e ótimo para o bebê. O bebê deve estar na mesma posição que ficaria nos seus braços e com o nariz e a boca livres para respirar.O que não se deve usar em recém nascidos são os Baby Bags.





2) O que é um Baby Bag?

Baby Bag é um carregador estruturado, rígido, onde só é possível carregar um bebê na posição de berço (deitado). Este carregador, por ter estrutura, não permite que seja usado em outras posições. Por este motivo, você não poderá usá-lo após o bebê completar 3 meses de idade.
Um outro problema, que é mais grave, é que por ter uma estrutura rígida nas extremidades, o rosto do bebê fica coberto, impedindo a sua visualização, desobedecendo uma das regras de segurança quanto ao uso do Sling. Por isso, usar Baby Bag não é seguro!
O Baby Bag, em fevereiro de 2010, foi submetido a recall nos Estados Unidos por ter provocado a morte de alguns bebês. 

3) O Sling pode prejudicar a minha coluna?


R - O sling ajuda a distribuir o peso no corpo de quem carrega o bebê, é muito mais confortável que carregar no colo somente com os seus braços, principalmente em lugares onde você precisa ficar com o bebê e não tem como usar um carrinho! 
Os slings com apoio em um ombro só (Pouch e Argola) devem ser apoiados no ombro e não no pescoço.  Em bebês e crianças maiores, a posição mais confortável para quem carrega é a posição de anca (de lado), pois você usará o apoio do seu quadril.



4) Somente slings/carregadores industrializados são seguros.” 

Errado. Slings são peças feitas de mãe para mães (ou pais, avós…). São peças artesanais, desde que bem feitos não necessitam ser industrializados. Aliás, os baby bags é que são industrializados e que causaram o acidente. O sling feito com paciência e cuidado não necessita ser produzido em série para ser seguro.


5) “O sling é uma novidade, por isso não se tem muitas informações a respeito.” 


Errado. Há muito tempo que disponibilizamos informações sérias sobre a segurança dos slings. É só dar uma passeada pelo blog que você vai encontrar várias informações sobre argolas, costuras, tecidos.
O Sling é usado por povos africanos e orientais e pela civilização Maia há muitos anos. É só pesquisar um pouquinho que você achará muitas informações.


6) O Sling aguenta o bebê até quantos quilos?


Os Slings aguentam tranquilamente até 20Kg. Mas provavelmente a sua coluna não aguentará carregar tanto peso. Eu consegui carregar minha filha no Sling (Pouch) até os seus 16Kg. Nesta fase, os bebês/crianças já estão andando e costumam não pedir muito colo. Assim, sua coluna poderá descansar.

Muitas clientes me fazem esta pergunta. A minha resposta é sempre a mesma: A sua coluna é que vai dizer o momento de parar de usar o sling!



7) Tenho medo do meu bebê não se adaptar ao Sling!

O seu bebê pode estranhar um pouco se você começar a usar o Sling mais tarde.
Se for este o caso, comece a usar um pouquinho por dia, sempre embalando (não é chacoalhando!) o bebê ao colocá-lo lá dentro. No dia seguinte, deixe um pouquinho mais de tempo. No terceiro, mais um pouco e assim por diante.
O bebê, estando bem pertinho de você, entenderá que estar ali com você é o melhor lugar!
Por isso, quanto mais cedo começar a usar o Sling, melhor! Comece a usar a partir do nascimento do seu baby!


8) Será que eu vou conseguir usar o Sling? Tenho medo! Parece tão complicado...

R - O Sling pode parecer complicado,  mas não é. É mais simples do que parece! Um pouquinho de treino e a você vai tirar de letra! Assista a vídeos explicativos e leia sobre os benefícios do uso do Sling (pra você e para o bebê). 

Sem contar que o Sling é a maneira mais segura de carregar o seu bebê! Além das perninhas ficarem na posição natural, o bebêle recebe amor, carinho, contato, fica aquecido, é muito mais estimulado pois consegue olhar as coisas ao redor.

9) Qual é o melhor modelo de Sling para mim?

R - O melhor Sling não existe. Todos tem as suas vantagens e desvantagens (Leia em Saiba tudo sobre Slings ). Se você ainda não tem prática no uso do Sling, sugiro comprar primeiro o modelo Pouch ou Wrap. Para as "Slingueiras de Primeira Viagem", o Sling de Argola pode no início ser um pouco complicado aprender o ajuste do tecido nas argolas, mas nada que a prática não resolva!
Sempre falo que,se você nunca usar o sling, nunca irá aprender!

Quando me fazem essa pergunta, eu logo falo que sou muito "suspeita" para falar, pois eu usei os 3 modelos! E eu AMO os 3! :) 
Entretanto, acho muito prático ter 2 modelos diferente como, por exemplo, Pouch + Wrap ou Argolas + Wrap.


10) Quando o bebê crescer ele não caberá mais no sling?

R - O sling não aumenta de tamanho conforme o bebê cresce. O que mudará é a posição do bebê dentro do carregador.

No POUCH Sling e no Sling de Argola: 
Não é possível usar a "posição de berço" num bebê maior que 3 meses, pois ele não caberá em nenhum sling nesta posição.
Bebês maiores de 3-9 meses serão carregados na posição "canguru",  "barriga com barriga", "de anca" (de lado), "de costas" - se o bebê não estranhar esta última.
Bebês maiores só conseguirão ser carregados na posição de "anca" (de lado), que é a mais confortável, pois você terá o apoio do seu quadril, na posição de "barriga com barriga" e na posição "de costas".
Posições no Pouch e no Sling de Argola


No Wrap Sling:

Desde o nascimento do bebê, seja ele prematuro ou não, a posição ideal e melhor para carregá-lo é a posição de frente para a mãe (barriga-com-barriga), Esta posição respeita a posição fisiológica e natural do bebê recém-nascido, que é a "posição de rã", onde as perninhas ficam dobradinhas e encolhidas, semelhante a um sapinho. É só observar um bebezinho nesta idade e ver como ficam as perninhas!
Conforme o bebê vai crescendo (após 1 ano aproximadamente), carregá-lo na posição barriga-com-barriga pode começar a ficar desconfortável para você, pois o centro de gravidade começa a mudar com o peso da criança. 
Por esta razão, nesta fase, a posição mais confortável para quem carregará a criança é na posição de anca (de lado, com apoio no quadril).
O Wrap Sling permite esta amarração também!


OBS: Esta situação varia de pessoa pra pessoa. Muitas pessoas conseguem carregar crianças maiores na posição barriga-com-barriga sem sentir desconforto.

11) Qual é a melhor posição para amamentar o bebê dentro do Sling?

R - A posição IDEAL é com o bebê sempre sentado (posição de rã), pois facilita a pega correta do seio, minimizando a deglutição de ar durante a mamada, reduzindo a incidência de cólicas. Para o bebê que tem refluxo gastroesofágico é bastante confortável!
Se o bebê mamar no sling deitado, ele não conseguirá fazer uma pega correta do seio, pois mamará na posição de "mamadeira" (de barriga pra cima).
Pega incorreta do seio resulta em: deglutição de ar durante a mamada e muita cólica!


12) O Wrap Sling pode ser confeccionado com qualquer tecido?

R - Sim, desde que seja um tecido firme e confortável, sem emendas, para não comprometer a segurança.

Existem Wraps elásticos e não elásticos.

Exemplos de Wraps não elásticos:
1) Tecido 100% algodão, tipo tricoline;
2) Sarja Cruzada - um tecido feito próprio para Sling, que não se acha com facilidade no Brasil;
3) Malha 100% algodão (que tem pouquíssima elasticidade). 

Exemplos de Wraps Elásticos:
1) Malha fria;
2) Cotton (que é super elástica, mas que também é muito quente por ter uma espessura muito grossa - o que não é bom para o bebê, pois pode superaquecê-lo dentro do Sling e também ser desconfortável para a mãe, por ser muito quente;
3) Viscolycra - malha mais fina e bem fresquinha.




* Atenção Blogueira: Não copie o post! Seja criativa. Caso não consiga, use a ética: cite a fonte! 

Um comentário: